"PALAVRAS JÁ SE MOSTRARAM VALOROSAS DIVERSAS VEZES NA HISTÓRIA. QUANDO FALAMOS DA CONSTRUÇÃO DE MARCAS, ATRAÇÃO DE AUDIÊNCIAS E VENDAS EM UM MUNDO CHEIO DE BARULHO, O NOME É A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA NO SISTEMA DE UM NEGÓCIO"
A arte criativa de conceber nomes às coisas não é tão simples como se imagina. Quantas vezes você já se encontrou na frente de uma folha em branco, pensando em um novo projeto, produto ou até mesmo uma marca? Na nossa jornada, com especialistas em Branding e Naming traçamos algumas possibilidades de construção de nomes para diversas marcas, desde profissionais autônomos, até grandes empresas.
O que passamos (ou tentamos... rsrs) para todos que nos procuram é que o nome dá possibilidades que são diversas e pode ajudar tanto no universo visual, quanto no verbal, principalmente se comportado e aliado da estratégia.
Não há jeito certo e errado de construir ideias para nomes. Porém, existem processos e ferramentas que nos ajudam a ser mais estratégicos. Afinal de contas, nomes não podem ser baseados em achismo, nem inspiração, mas sim, num trabalho estratégico.
O objetivo precisa ser chegar a quantidade máxima de ideias para quebrar padrões, gerar ideias que surpreendem e construir novas concepções e significados. Isso é o que um bom naming pode fazer pela sua marca e para a cultura da organização.
Nas principais abordagens de nomenclatura, a maioria dos especialistas concordam com um processo geral, que encontra-se em:
Geração de ideias
Filtragem
Análise das palavras
Apresentação das melhores escolhas para o cliente e colegas de trabalho
Apesar das etapas, existem diferentes tipos de processo para a geração de nomes.
Geralmente começa assim que entendemos a marca por completo e dessa forma, um plano para nomenclaturas é construído. Uma vez entendido todos os pontos, sobre o que se espera de um naming a ser desenvolvido, a geração de ideias e a construção criativa torna-se muito mais simples.
A criação de nomes pode ser conduzida por nomeadores individuais, em um ambiente de grupo, ou alguma combinação dos dois. Idealmente, várias ideias de nomes podem e devem estar presentes durante a geração de nomes para maximizar a exploração e diversidade de ideias, no entanto, o recorte faz parte do processo criativo e decisório.
O que nos traz a segurança de fazer bons namings é sempre priorizar o diagnóstico, entendendo o cliente, cultura e marca, com atenção às informações e ao processo minucioso que requer uma construção de palavras, para passar alguma mensagem, afinal, nomes são a primeira impressão de uma marca.
O que acha de marcar um papo com a gente para entender melhor os seus propósitos e criar um naming estratégico para a sua marca? Só me chamar aqui: 55 37 9 2000-4102.
Comments